ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 187-2


Poster (Painel)
187-2Análise de sequências gênicas In silico de fungos endofíticos isolados de Libidibia ferrea, uma planta da Caatinga.
Autores:Moura, P.A. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Andrade, H.F. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Barbosa, A. V. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Carvalho, E.K. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Silva, S.M. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Mendes, T.C.D. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Vila Nova, M.X. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Correia, M.T.S. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Silva, M.V. (UFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de PernambucoUFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Endofíticos são micro-organismos que vivem em associação simbiótica com plantas, ocorrendo o beneficiamento recíproco a partir da produção de compostos químicos diversos. A versatilidade bioquímica e diversidade de endofíticos representam uma enorme variedade de genes ainda desconhecidos. Porém, existe pouco conhecimento a respeito da aproximação genética das espécies fúngicas endofiticas, principalmente em plantas da Caatinga, um dos métodos de estudo da versatilidade, variabilidade e aproximação genética entre as espécies fungicas endofiticas é o método de sequencia genicas,in silico, sendo elas análises realizadas sem interferência humana na resolução dos dados, para avaliar o grau de compatibilidade entre diferentes genes e, assim, melhorar os métodos e técnicas em diversas áreas das ciências biológicas, inclusive na identificação de micro-organismos. Dentre as ferramentas aplicadas em estudos in silico, destaca-se o ORF finder (NCBI), que identifica todos os quadros de leitura aberta, utilizando os códigos padrão ou alternativa genética. No presente trabalho, foi aplicada a análise in silico, objetivando o estudo das sequências gênicas de fungos endofíticos isolados de Libidibia ferrea, espécie endêmica da Caatinga, para se avaliar a eficácia da identificação destes fungos por ferramentas moleculares. Para a realização do trabalho, foi extraído o DNA de dois fungos filamentosos isolados de Libidibia ferrea. Usando a técnica de PCR, o DNA fúngico foi amplificado com os primers ITS1 e ITS4, amplamente utilizados na identificação molecular de fungos filamentosos, para amplificar a região do gene de identificação 5.8s. As sequências obtidas foram comparadas com as sequências gênicas encontradas no BLAST (NCBI) e analisadas por meio do ORF finder (NCBI), utilizando-se os códigos padrões ou alternativa genética. O resultado desta análise permitiu determinar a correlação entre as sequências obtidas, que têm determinada afinidade genética com outros gêneros encontrados no banco de dados do NCBI. Dentre as afinidades encontradas, o resultado permitiu detectar 100% de aproximação genética dos fungos filamentosos endofíticos com Preussia minimoides e Sporormiella isomera, evidenciando a eficácia da ferramenta ORF finder e de ferramentas moleculares na identificação de fungos endofíticos.


Palavras-chave:  fungos filamentosos, identificação molecular, ORF finder, plantas da caatinga.